sexta-feira, 14 de outubro de 2011



Mostra Cidade e desaparecimento

De 19 de outubro a 27 de novembro de 2011 no Centro Cultural da Justiça Federal.
Endereço: Av. Rio Branco, 241. Centro, Rio de Janeiro. 
Horário: de terça a domingo, das 12 às 19h.
Abertura: 19 de outubro de 2011, às 19h.

A mostra Cidade e desaparecimento apresenta pesquisas poéticas de artistas que buscam construir relações de sentido, tempo e memória através da produção de obras marcadas pela transitoriedade.  A cidade se apresenta como vasto campo de experiências sensíveis; percurso de lacunas e relatos que perpassam pela apresentação de imagens que podem ser compreendidas como escrita, texto e fabulação do cotidiano, recontado e redesenhado.
Os efeitos do tempo constituem camadas e modulações de memória e esquecimento sobre a cidade, sua superfície e habitantes. Simultaneidade, fluxos, ritmos, deslocamentos, velocidade, corrosão e entropia constituem mosaicos em constante mutação. O efêmero corpo-mapa transmuta-se em suporte e se faz testemunha de trajetos, expandindo sua capacidade de transformação.
Cidade e desaparecimento reúne um conjunto de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Graduação e Pós-Graduação no interior do Projeto Arquivar, núcleo de pesquisa do Instituto de Artes da UERJ. A curadoria foi feita por Luiz Claudio da Costa, coordenador do Projeto Arquivar, além de Leila Danziger e Malu Fatorelli, professoras-pesquisadoras do mesmo núcleo. A mostra terá início no dia 19 de outubro, às 19h, e ficará no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro até o dia 27 de novembro.

Artistas participantes:
Ade Evaristo: Paisagem viscosa cortante
Cristiano F Lopes: Janela discreta
Daniela Seixas: Quando o céu vir a mar
Isabel Carneiro: Border line
Jac Siano: Sobre ilhas e pontes
Juliana Franklin: Perícia
Leandra Lambert: Cidade apagada
Mariana Katona Leal: Peles
Marina Fraga: Infiltração
Valéria Medeiros: São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário