sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Séries Gráficas em Processo

A mostra Série Gráficas em Processo em cartaz no mês de dezembro na Galeria EAV, apresenta trabalhos de artistas que vêm desenvolvendo suas pesquisas nas oficinas de serigrafia da EAV-Parque Lage. São muitas as questões e referências apresentadas em suportes variados.
Escolhi mostrar dois trabalhos, o primeiro fala do processo serigráfico com máscaras de papel e pretende ainda dialogar com O Grande Vidro de Marcel Duchamp, por isso o trabalho leva o título de O pequeno vidro. Trata-se de um display em acrílico transparente onde foram sobrepostas três máscaras de papel utilizadas para impressão. Instalada perpendicularmente a uma das paredes da galeria, a peça aciona o espaço que a abriga. Ao aproximar-se do Pequeno Vidro, o visitante percebe-se num outro lugar de onde é possível observar através dos recortes vazados a movimentação na galeria, o que lhe proporciona um olhar voyuerístico. No entanto, esse mesmo visitante-voyeur passa a saber-se também passível de ser observado, o que pode trazer um desconforto até então não experimentado.
Com O Grande Vidro, Duchamp inaugura um espaço topográfico dentro de um outro espaço, o expositivo. A peça, uma lâmina de vidro duplo seccionada horizontalmente em duas partes, já em sua configuração, sugere o que sua transparência de vidro assinala, a duplicidade. Medindo  2,725x1,758m, o Vidro, pela força de sua materialidade mesma, aciona a visibilidade do outro que se encontra no lado oposto, expõe e secciona o espaço no qual se encontra instalado. Para Octávio Paz, "é um enigma e, como todos os enigmas, não é algo que se contempla, mas sim que se decifra."1  Cabe a nós, portanto, experimentá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário